quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DESABAFO DE UM LEITOR SOBRE A SITUAÇÃO DO ESGOTO NA ZONA SUL E NO PARQUE DO FLAMENGO!

REPRODUÇÃO
Em 18 de Janeiro de 2009 por Thiago Velloso
Sobre o nosso post, falando do projeto da prefeitura de retirar os gazes mal cheirosos da estação elevatória de Parafuso, em copacabana, o leitor Antonio Guedes – que parece ter entendimento real da causa – fez um desabafo:
Gostaria de estar errado.
A Estação Elevatória de Esgotos do Posto 5, na Praia de Copacabana, que eu saiba, está subdimencionada, não dará conta dos esgotos que deveriam estar chegando lá. Temos a CEDAE licitando, anunciando com solução, obra para instalação de maquinário para “retirada” de odores. O correto e necessário seria a substituição das bombas “parafuso”. Estas bombas são verdadeiras batedeiras de esgotos, portanto, “geradoras” de gases , foram colocadas, como provisórias, a mais de trinta anos, deveriam ser substituidas por bombas de maior vasão e de regime fechado.
São extravasados esgotos em Botafogo (junto ao Corpo de Bombeiros e um Posto da Feema na foz do Rio Banana Podre -”colado” à Elevatória da CEDAE Mourisco), no Parque do Flamengo ( na foz do Rio Carioca ), esgotos neste caso do Vale do Carioca ( Silvestre, parte de Santa Teresa, Cosme Velho, Laranjeiras, Catete e Flamengo);todos deveriam estar sendo dirigidos para a elevatória do Posto 5.
A “solução” de construção de uma Estação de Tratamento de Esgotos no Parque Público do Flamengo ( que pouco funcionou e esta parada!), para mim, é, no mínimo, insana. Vão “tirar então o cheiro” de Copacabana e deixar crianças brincando sobre um estrado de madeira que chamam de Urbanização do Leito do Rio Carioca ? Vão ficar também “batendo” cocô, à Céu Aberto, no Parque do Flamengo? Como coletar gazes se é a foz de um Rio e não pode ser mais obstruida do que já é, provocando transbordo de águas de chuvas pelas ruas do bairros ! Só para lembrar: esses esgotos deveriam estar chegando na elevatória da CEDAE na Orla de Copacabana
São, “equipamentos” assim que Homenageiam os que Lutaram por um Parque Público como D. Lota ?
É esta o homenagem aos 100 Anos de Burle Marx?
Estes fatos merecem, pelo menos, uma investigação, você não acha?
Antonio Guedes

Nenhum comentário: